Pular para o conteúdo principal

Dossiê A paisagem brasileira

Localização
Título
Dossiê A paisagem brasileira
Identificação
Código de referência
Data crônica
1975
Nível da descrição
(4) dossiê ou processo
Dimensão e suporte
Gênero
Espécie
Quantidade
12.00
Unidade de medida
Item documental
Contextualização
Produtor
Produtor
Natureza
Produtor
História administrativa/Biografia
O Paço das Artes é uma instituição pública vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, criada em 25 de março de 1970. Desde sua criação tem por finalidade organizar e divulgar a arte contemporânea. Promove atividades que estão sempre em consonância com as exposições de artes, como conferências, cursos, palestras, workshops, eventos musicais e literários. Sua programação multidisciplinar se reveza entre exposições, projetos paralelos e as Temporadas de Projetos − uma ação cultural criada em 1997 que revela e divulga novos artistas, curadores e críticos. O Paço das Artes também se destaca pela sua ação educativa, cujo objetivo é aproximar o público, possibilitando a interação e o envolvimento com a arte e com as demais ações culturais promovidas pela instituição.
História arquivística
Documentos produzidos e acumulados pelo Paço das Artes por conta do evento e que permanecem no Arquivo do Paço das Artes.
Conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Registro fotográfico da abertura da exposição A paisagem brasileira realizada na sede do Paço das Artes, localizada na avenida Europa, 158, em 27 de fevereiro de 1975. Autoria desconhecida. Fotografados ainda não identificados. A exposição A paisagem brasileira foi considerada um marco da retomada das atividades da instituição, pois foi a primeira exposição inaugurada na nova sede. A exposição foi organizada pelo Paço das Artes em parceria com outras entidades e artistas, nela foram expostas obras de artistas que representaram a cidade de São Paulo na primeira metade do século XX. Nessa exposição destacaram-se as telas de Benedito Calixto, João Rossi, Joaquim Lopes Figueira Júnior, Mogbi, Mário Zanini, Francisco Cuoco, Francisco Rebolo Gonzales e Alfredo Volpi. A inauguração ocorreu em 27 de fevereiro de 1975.
Condições de acesso e uso
Condições de acesso
Divulgação virtual
Condições de reprodução
Reprodução mediante assinatura de termo específico
Controle da descrição
Nota do arquivista
Descrição preparada por Patricia Lira, Coordenadora da Área de Acervos.
Regras ou convenções
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: Norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006. 124 p.
Data(s) da(s) descrição(ões)
29/11/2022
Pontos de acesso e indexação de assuntos
Pontos de acesso e indexação de assunto
Material adicional